Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O NOVO FUTSAL

O NOVO FUTSAL


Futsal na Bahia tem 50 anos de existência, e não há qualquer coleta de dados técnicos que permita uma teorização minimamente documentada.

O novo futsal é a evolução do futsal tático e não o futsal Improvisação o futsal novo terá fatalmente de abandonar as formas empíricas e enveredar tentativa pela solução cientifica de determinados aspectos que lhe são inerentes o futsal.

O futsal no passado era totalmente amador e o que caracterizava e definindo um determinado tipo de atleta. Porém hoje, os proventos matérias que começaram a ser atribuído, como premio dos êxitos alcançados e a própria evolução da sociedade fizeram surgir o atleta moderno, semi-profissional, com características especificas que o distinguem do outro.

Este tipo de atleta e as próprias estruturas em que faz parte vieram, de certo modo, desequilibrar o universo desportivo existente, originando uma nova ordem das coisas.

Estes novos ventos abalaram as fundações. Temos de reconhecer, aceita e passar a controlar o semi-profissionalismo que se instalou no futsal, com novas motivações e atitudes mentais e reais que foram geradas por este novo modelo.

Já que não podemos varrer a poeira para debaixo do tapete há de analisar corajosamente as implicações inerentes a esta nova fase do futsal. Só desse modo poderemos compreender o atleta que, não sendo amador nem profissional, e por força das condições sócio-econômicas a que esta submetida, acabar por organizar um esquema de vida em que se alimenta com o salário que receber e paga as despesas de casa com os subsídios que aufere do futsal ou vice-versa.

E só assim poderemos também entender o estado de permanente tensão que existe entre uns e outros atletas, entre os treinadores, os dirigente, numa cisão absoluta que nada beneficia o futsal.

Na nossa interpretação, o futsal não é de coaduna com a falta de união, de civismo e de serenidade. Para nos, o futsal tem que ter mais força, com apoio e como um devido planejamento que as pessoais se entreguem com uma regularidade, necessária para aperfeiçoar ao Maximo a capacidade administrativa. Com isso vamos ter uma organização cada vez melhor no futsal.

Para que o atleta posar se dedicar e tendo como única limitação ás respectivas regras do jogo e o espírito de “fair play” que deve ter toda a sua atenção para este objetivo.

O ganhar ou perder será então, uma medida do seu progresso, que deve e tem de ser aceito por todos, jogadores, técnico, dirigentes, e espectadores, os acontecimentos verificados no campo esportivo e daí retirar as lições que, no seu conjunto, elevaram a futsal até seu ponto mais alto.

O futsal atual tem que encarar com espírito cientifico de todos os aspectos que correlacionar entre si, que irão contribuir para maximização de rentabilidade da pratica do futsal, temos de pôr ao seu serviço, pessoas honestas, com toda a experiência e conhecimento administrativo e técnico adquiridos, como todos os avanços da medicina desportiva, da preparação física, da nova forma de técnica-tática e as atuais, das melhorias tecnológicas introduzidas nos vários centros desportivos.
O futsal com espírito cientifico é o conjunto de medidas administrativas que permitem que o treinamento total se desenvolva sem solução de continuidade, nem quebra de ritmo e com planejamento.

O planejamento é um processo evolutivo, que se desenvolve numa seqüência dinâmica e progressiva, é importante estudar e analisar cada uma das etapas do planejamento, na sua ordem lógica para podermos entender a sua estrutura e organização funcional Os técnicos são de um grande entreve que afetam hoje o futsal dificultando o seu desenvolvimento e precisamente a questão que paradoxalmente, abundam de quantidade sem qualidade, mas na verdade não existem.

São poucos os profissionais que realmente estudam as jogadas e procuram ver os jogos depois em gravação de fitas ou scaut, que é um documento exponencial nas consulta do estudo do futsal .

PROF° SERGIO OITAVEN


FONTE: INTERNET/www.futsalbrasil.com.br/artigos/artigo.php?cd_artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário